Seguro Bagagem – Funciona?

      Coment√°rios desativados em Seguro Bagagem – Funciona?

Seguro Bagagem РO que é?

Antes de mais nada precisamos entender do que se trata um Seguro bagagem.

Esse tipo de seguro é utilizado quando em viagens nacionais ou internacionais você transporte qualquer objeto (de valor ou não).

Ele vai te garantir um retorno economico caso os bens despachados não sejam encontrados no destino, é claro que primeiro haverá a busca por parte da companhia aérea, que deve ser a primeira a ser contactada assim que perceber o prejuízo.

Imagem para com malas para representar seguro bagagem

Como funciona

No parágrafo acima eu já adiantei um pouco, mas é interessante ter um passo a passo básico para entender melhor (lembro que isso é um guia genérico, cada companhia aérea e de seguros tem sua política e é muito bom estar ciente delas):

  1. Identificado extravio ou danifica√ß√£o da bagagem/conte√ļdo
  2. Informado a cia aérea (no guichê de bagagens normalmente, que na maioria das vezes está próximo as esteiras para recolher as bagagens)
  3. Seguir os passos por eles informados (e ter em mãos a passagem e comprovante do despacho das malas, isso é bem importante)
  4. Aguardar encontrarem (existe um tempo em dias que eles devem cumprir para viagens nacionais e internacionais)(por isso é sempre bom ter em sua bagagem de mão alguns itens essenciais)
  5. Caso não encontrem no período limite, buscar a segurado para ressarcir o valor da bagagem referente ao contratado.

Seguro bagagem – Como contratar?

Normalmente já nos seguros viagem (que seguram acidentes, doenças, etc) já tem opção de incluir o seguro bagagem ou já vem junto, então antes de buscar um seguro exclusivo de bagagens veja o seu seguro da viagem toda para não pagar duas vezes.

Busque por companhias conhecidas ou com pelo menos reviews positivos (ter negativos é normal, mas veja se a proporção entre eles é bem maior nos positivos).

Lembre-se que pode utilizar servi√ßos “gratuitos” em companhias de cart√£o de cr√©dito (procure o atendimento do seu e pergunte se tem esse tipo de beneficio e como fazer para utiliza-lo).

Caso ainda assim n√£o tenha essas op√ß√Ķes v√° em busca deles em agencias de turismo ou nos pr√≥prios bancos ou 0800s da vida.

 

Como evitar

Vamos ser bem sinceros, todo mundo contrata seguros com o intuito de n√£o precisa usar, porque se precisou usar quer dizer que algo n√£o correu como deveria.

Ent√£o o que fazer para que isso tenha menos possibilidade de ocorrer? Aqui v√£o alguns itens:

  • Deixe sua mala personalizada, principalmente se ela for uma mala muito comum, como malas pretas. Cole algum adesivo, fitas coloridas, personalize! Isso vai ajudar que outra pessoa n√£o pegue sua mala por engano.
  • Sempre deixa com etiquetas de itendifica√ß√£o
  • N√£o deixe para fazer o checkin em cima da hora
  • Prefira por voos sem conex√£o
  • Coloque o lacre nas malas
  • Leve eletronicos e bens de valor mais alto na sua bagagem de m√£o.

 

Conclus√£o

Ter um seguro bagagem é muito importante, mas também é importante tomar cuidado para que não precise usá-lo.

Verifique se seu seguro viagem já oferece o seguro bagagem e sempre confirme se o valor é suficiente para o que você vai levar.

E para n√£o esquecer …. BOA VIAGEM!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Seguro Bagagem - Funciona?
Author Rating
5